Os pellets são uma fonte de energia renovável?

Sim. Os pellets são produzidos com serragem proveniente de resíduos de processamento de madeira virgem. Por esta razão é completamente uma fonte de energia renovável.

O pellet também é feito com madeira reciclada?

Não. Os pellets são produzidos única e exclusivamente com serragem proveniente de resíduos de processamento de madeira virgem. Esta serragem é seca, compactada e prensada em pequenos cilindros. Residuos de madeiras provenientes de painéis de compensado usados, caixas de frutas e similares não pode de forma alguma ser utilizado no processo de produção de pellets.

Os pellets de qualidade são apenas pellets claros?

Não. Cor, espécie de madeira e origem geográfica não são sinônimos de qualidade. A única maneira de ter certeza da alta qualidade do que você compra é que os pellets sejam certificados. A certificação de referência mundial para pellets chama-se ENplus® e oferece não só a garantia da qualidade do produto, mas também a certeza de que os pellets são rastreados ao longo de toda a cadeia de abastecimento.

O pellet tem um odor estranho, então contém colas ou tintas tóxicas?

Não. Para serem comercializados, os pellets devem ser produzidos com matéria-prima virgem e NÃO TRATADOS quimicamente. Então, como a serragem adere ao cilindro de pellets? Durante o processamento, a serragem é prensada atingindo altas temperaturas que dissolvem a lignina, componente naturalmente presente na madeira, que atua como adesivo. Além disso, se o pellet for certificado ENplus®, há dupla segurança, pois de acordo com a especificação de certificação ENplus®, o produto certificado é feito única e exclusivamente com serragem de madeira virgem.

Deve haver pouca poeira ou serragem no saco de pellets?

Sim. A presença de pouco pó de madeira no interior do saco indica um pellet de boa qualidade. A baixa presença de poeira resulta em uma melhor combustão que, por sua vez, produz menos emissões da chaminé. Para pellets certificados ENplus® classe A1 vendidos em sacos de 15 kg, não é permitido mais de 0,5% de pó.

O pellet é queimado apenas em estufas?

Não. Os pellets podem ser utilizados em fogões e recuperador de calor para aquecer um ambiente doméstico ou numa caldeira para aquecer toda a casa ou um condomínio inteiro. Também é utilizado para diversos tipos de fornos, caldeiras de grande porte e em grandes usinas termelétricas.

Posso economizar até 70% nos custos de aquecimento com pellets?

Sim. O aquecimento com pellets permite poupar no aquecimento, até mais de € 1.000 por ano, em comparação com metano, gasóleo e GPL. Mas não só. Escolher pellets de qualidade significa de fato: emitir até 10 vezes menos CO2 do que as fontes fósseis tradicionais, causadoras das mudanças climáticas; reduz em até 4 vezes a emissão de pó fino em relação aos geradores movidos a pellets não certificados.

Os pellets custarão cada vez mais e será cada vez mais difícil encontrá-los?

Não. O preço dos pellets está sujeito a uma ligeira volatilidade, mínima se comparada com a dos combustíveis fósseis como o diesel e o metano, em relação aos quais os pellets sao extremamente convenientes.

Os pellets criam mais empregos locais do que os combustíveis fósseis?

Sim. O aquecimento a lenha dá grande valor ao território: os pellets, utilizados para aquecimento doméstico em substituição aos combustíveis importados, trazem benefícios econômicos como a criação de cadeias produtivas com conseqüente aumento de empregos e bem-estar.

Endereço da Sede Operativa

LINHA BRASIL, S/N
VENANCIO AIRES-RS,
CEP 95800-000
BRASIL